O salto

cultura pop, condições precárias e religião vivida

Autores

  • Carolina Bitencourt da Costa
  • Marcelo Ramos Saldanha Faculdades EST

Palavras-chave:

Precariedade, Cultura Pop, Religião Vivida, Teologia da Libertação, O Salto

Resumo

Este ensaio investiga a representação da precariedade na sociedade brasileira através da música "O Salto" do grupo O Rappa e seu videoclipe, analisando como esses elementos culturais refletem e interpretam a realidade de vidas precárias. A pesquisa utiliza o conceito de "religião vivida" de Júlio Adam e Ganzevoort, as noções de precariedade, enquadramento e reconhecimento de Judith Butler, e a perspectiva sobre a pobreza da Teologia da Libertação de Gutiérrez. A escolha da música e do videoclipe é motivada pela sua representação de situações de vulnerabilidade extrema, como violência urbana, falta de moradia, desemprego, fome e ausência de perspectivas, que são comuns no cotidiano de muitos brasileiros e brasileiras. Esses contextos também revelam uma desconfiança nas instituições políticas, sentimento de abandono, desigualdade acentuada e invisibilidade social. As expressões religiosas emergem nas narrativas como uma resposta implícita ao sofrimento e à desesperança.

Biografia do Autor

Carolina Bitencourt da Costa

Bacharela em Ciências Sociais pela UFRGS, Mestre em Teologia pela Faculdades EST, pesquisadora pela ASPAS e pelo Grupo de Pesquisa em Arte Sequencial, Mídias e Cultura Pop.

Marcelo Ramos Saldanha, Faculdades EST

Licenciado em Artes Visuais, Bacharel e Mestre em Teologia pela Faculdades EST. Doutor em Filosofia pela Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal.

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Publicado

2024-11-02

Como Citar

DA COSTA, C. B. .; SALDANHA, M. R. O salto: cultura pop, condições precárias e religião vivida. Cult de Cultura: Revista interdisciplinar sobre arte sequencial, mídias e cultura pop, [S. l.], v. 4, n. 1, 2024. Disponível em: http://198.211.97.179/periodicos_novo/index.php/cult/article/view/3359. Acesso em: 24 dez. 2024.