“PORQUE, NA ESPERANÇA FOMOS SALVOS”:
CAMINHOS PARA UMA TEOLOGIA NEGRA DIASPÓRICA E ENCARNACIONAL
Palavras-chave:
Teologia negra, Diáspora, encarnaçãoResumo
Para muitos seria redundante falar de uma teologia negra (TN) diaspórica, pois ela, em si mesma, é originária de um movimento diaspórico. Entretanto, essa concepção se configura numa premissa simplista. Pois, apenas enxerga tal terminologia pelo viés situacional, portanto, geográfico, em que a TN se origina. É tendo em mente a noção de que o lugar teológico regional não confere necessariamente a TN um caráter diaspórico e encarnacional, que neste texto procuramos ir além desta compreensão, tentando articular os elementos que conferem o status diaspórico e encarnacional, a TN. Para muitos, essa afirmação poderá criar confusão, já que é práxis das teologias contextuais, a TN dentre elas, afirmarem que se diferenciam das demais pelo “locus teologal”. Este entendimento não está totalmente errado, todavia, é preciso aprofundá-lo de maneira a nos demarcarmos das armadilhas postas pela colonialidade. Deste modo, tal como é imprescindível entendermos a questão do caráter diaspórico da TN, torna-se imperativo compreendermos também “o lugar teologal” da TN. Este texto tem assim por objetivo analisar a questão diaspórica e encarnacional no labor teológico da TN. Contudo, não o faremos sem dialogar com os trabalhos que nos precederam. Sendo assim, e tendo em conta as produções já existentes, procuramos nos inserir nas formulações reflexivas que giram em torno das teologias negras da libertação e da esperança. Isto é, uma reflexão teológica que busca se encarnar na negritude dos seus interlocutores proporcionando libertação e esperança.