ARTE SAGRADA:
BHARATANATYAM COMO FORMA DE REPRESENTAÇÃO CÊNICA E ADORAÇÃO RELIGIOSA PROTAGONIZADA POR MULHERES
Palavras-chave:
Devadasi, Dança Clássica indiana, Religião, Arte, RitualResumo
A presente pesquisa, pretende desenvolver uma reflexão sobre a relação religião e arte, unindo os elementos cênicos da dança ao ritual, elegeu-se como objeto de estudo a dança clássica indiana e seu protagonismo feminino, especificamente o sistema devadasi desde sua fundação até os dias atuais. Sendo grande o número de estilos encontrados na índia, abordaremos o estilo Bharatanatyam que nasce no norte da Índia justamente através do sistema devadasi dentro dos templos. Foi possível observar que, apesar das mudanças advindas da secularização, a dança Bharatanatyam ainda permanece atrelada as crenças e as tradições, pois, mesmo agora ganhando um novo espaço – o do espetáculo – a dança se encontra “entre” não pertencendo e não deixando de pertencer, dessa forma é performance e é ritual, ou então, é arte e é religião. A presente pesquisa utilizou o método bibliográfico exploratório, tendo inicialmente como base a tese de doutorado de Joachim Andrade (2007), posteriormente foi realizado o levantamento bibliográfico com palavras-chave através de bases de dados como o portal de periódicos da Capes e Scielo. Tendo como resultados artigos e livros com temas que tratam sobre religiões afro-brasileiras, catolicismo e a cultura indígena, foi possível observar a originalidade da presente pesquisa que permeia entre as artes cênicas e a religião através de uma cultura bastante distante dos estudos atuais. A presente pesquisa, explora não apenas o campo das artes e da religião, como também o campo da antropologia que por sua vez, dialoga diretamente com as artes cênicas.