O conceito de alteridade em Emmanuel Lévinas
aportes a partir da tradição talmúdica para o pensamento teológico-crítico latino-americano
Palavras-chave:
Ética da responsabilidade, Outro, TalmudeResumo
Este artigo apresenta o conceito de Alteridade em Emmanuel Lévinas como um aporte importante para a construção do pensamento teológico-crítico latino americano. O desenvolvimento deste conceito é gestado pelo filósofo através de seu conhecimento da tradição talmúdica, o que caracteriza um elemento diferenciador frente a filosofia ocidental, pois Lévinas abandona a concepção do Amor da filosofia ocidental – amor ao saber –, transformando sua semântica, para compreendê-lo como justiça ao próximo. Assim, para Lévinas, o amor pelo outro seria tecido na afecção e na inspiração do rosto/corpo deste outro, tornando-se anterior ao estatuto da ontologia. Portanto, apresentamos a proposta da ética como filosofia primeira, considerando que o pensamento crítico levinasiano encarna a interpretação da sabedoria de Atenas a partir do amor de Jerusalém. Assim, o Outro toma lugar preponderante na filosofia de Lévinas, destacando a importância da relação face-a-face em qualquer reflexão filosófico-teológica. Propomos, portanto, uma reflexão que contribua criticamente para a análise de teologias gestadas no ambiente latino-americano, permeado de injustiças e sofrimento das vítimas do sistema-mundo que vivemos.
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